domingo, 23 de agosto de 2009

As escolhas de uma Vida


A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: 'Nós somos a soma das nossas decisões'. Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser. O destino pouco tem a ver com isso. Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que seconvencionou chamar 'minha vida'. Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades. As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços. Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas. Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho. Ninguém é o mesmo para sempre. Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações. Lembre-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado.

Às vezes, é preciso esquecer um pouco a pressa e prestar mais atenção em todas as direções ao longo do caminho. A pressa cega os olhos. E deixamos de observar tantas coisas boas e belas que acontecem ao nosso redor. Às vezes, o que precisamos está tão próximo. Passamos, olhamos, mas não enxergamos. Não basta apenas olhar. É preciso saber olhar com os olhos, enxergar com a alma e apreciar com o coração. O primeiro passo para existir é imaginar. O segundo é nunca se esquecer de que querer fazer é poder fazer, basta acreditar.

Deixe seu espírito voar. Não tenha medo. O amanhã é incerto e o hoje é duvidoso. Então, ame, crie, doe-se de corpo e alma. Não se limite. Você pode. Você é. E sempre será, eterno em todos os seus atos. Por isso o momento para ser feliz é HOJE! Carpe Diem!

(autor desconhecido)

sábado, 22 de agosto de 2009

Por um instante


Arroubos, arroubos... Uma música, uma imagem... Com minhas mãos afasto seus cabelos e suavemente beijo sua nuca, seu pescoço... Pele alva... Delineio seu rosto e mordo os meus lábios na ânsia de beijar os seus...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Um momento iluminado


Se eu pudesse voltar no tempo e ter sido o que sou, talvez derperdiçasse a oportunidade de um dos meus maiores aprendizados. O sofrimento me levou a uma amplitude tão profunda, a ponto de expurgar e viver desconhecidos sentimentos, daqueles que nunca havia imaginado que algum dia iria senti-los. É claro que, como ser humano que esqueceu o que a Vida tinha reservado para mim, acabei prolongando aquele momento. Então, se as estrelas tinham algo para aquele período eu, absurdamente, deixei passar. Porém, em qualquer circunstância, o tempo faz milagres, o tempo é tudo! Hoje, olho para trás e não sinto qualquer sensação de perda, de engano, de anulação, e sim, de que renasci com mais força, mais garra, mais confiante, mais iluminada! E aqui vale ressaltar a importância das manifestações dos amigos, daqueles de quem posso me vangloriar e sorrir, com o mais belo sorriso de quem conquista, de quem contagia, de quem encanta, de quem acalenta. E é quando estou aberta para receber a Vida, que percebo os que me ouvem, me abraçam, me carregam no colo, os que me cativam com palavras, com paciência, com amor! Amor, amor de verdade, o tal amor incondicional. Amores que não serão esquecidos, que não foram em vão, que não cobraram, que não se perderam no tempo, porque simplesmente existem.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A vida começa aos 40!


Hoje passei uma parte do dia lembrando do quanto não entendia quando alguém falava que a Vida começava aos 40. E, realmente, a vida começa aos 40!!!
É incrível como o amadurecimento me tornou diferente, me deixou sem medos de ser eu, me deu coragem de enfrentar com mais leveza os obstáculos, me deixou com vontade de viver a intensidade de cada momento, de cada dia. Me deixou com a certeza de que sou mais eu e que posso buscar o que quero, o que penso, o que me deixa bem. Muitos diriam que estou em momento egoísta, mas não diriam tal asneira se soubessem o quanto é maravilhoso estar em paz consigo mesmo.
Transparências, convicções, vivências! Tudo isto entrelaçado num mundo que construí em meio as dúvidas e medos. É gratificante sentir o amor e o carinho da família, dos amigos, dos colegas, dos que já passaram por minha vida e que voltaram, dos que já foram, dos que não conheço e que se fazem presente num sorriso a cada dia... Dias abençoados! Deus, Maria, Xangô, Iansã, Oxum, São Pedro, Santo Antonio, Vida, Cosmos, Energia, Saint Germain, Luciana Milani... Ainda não sei ao certo a quem agradecer, porém com toda a minha força, com toda a minha fé, agradeço à Vida por este momento... Um momento que nunca imaginei que pudesse ser assim, tão mágico, tão divino!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Palavras de Amanda Costa para a semana 9 a 15/08/2009:

Sossega, Leão! Essa pressa toda não vai garantir que você chegue ao seu destino. Sim, você vive em fogo alto, mas adianta queimar etapas se o que você quer é ir mais fundo? Dê tempo e espaço para os sentimentos se encontrarem, saírem dos esconderijos e seguirem seu caminho de afeto.

Bah... Nem preciso dizer nada...